Itabuna promove segunda etapa do Curso de Iniciação ao Cooperativismo

Encontro acontece no auditório do Escritório Local da Ceplac
Ascom

 

A Prefeitura de Itabuna promove nesta terça e quarta, a partir das 8 horas da manhã, a segunda etapa do 1° Curso de Iniciação ao Cooperativismo, numa iniciativa do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima). O encontro será no auditório do Escritório Local da Ceplac e tem como público-alvo, produtores rurais, dirigentes e integrantes das associações e cooperativas de Itabuna.

Durante o evento, os participantes terão oportunidade de conhecer, por meio de palestras, como funciona o “Cooperativismo no Brasil”, os “Ramos das Cooperativas Brasileiras”, a “Cultura Cooperativista no Brasil e no Mundo”, “Autogestão” e a “Diferença entre a Cooperativa e a Empresa Mercantil”. Os temas serão abordados pelo professor pós-graduado em Cooperativismo, Dionísio José de Lima, pelo médico veterinário e sanitarista Ivan Gouveia Montenegro e o especialista em Economia da Sociedade Cooperativa da Ceplac, Edwaldo Pinheiro.

O curso, dividido em três módulos, conta com o apoio da Ceplac e tem como objetivo despertar nos participantes o interesse pelo cooperativismo de economia solidária, através de conhecimentos específicos fundamentados nos valores éticos e princípios cooperativistas, segundo adianta o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da Seagrima, Ivan Montenegro.

No primeiro módulo, realizado no final do mês passado, foram abordados os temas: “A origem do Cooperativismo”, “Os Conceitos Modernos do Cooperativismo”, “As Vantagens das Cooperativas”, “A Doutrina, Valores e os Princípios Cooperativista”, “A classificação Técnicas das Cooperativas” e “As Organizações Representativas das Cooperativas”.   

No terceiro e último módulo programado para os próximos dias 12 e 13, no mesmo local, serão debatidas questões como “As quatro fases da cooperativa”, “Educação Cooperativista”, “A Gestão Moderna das Cooperativas e os “Direitos e Deveres dos Cooperados”.  

Além de palestras diferenciadas, acontece também exposição dinamizada, técnica de discussão, tempestade de idéias, estudos de caso e exibição de filmes ilustrativos. Ivan Montenegro informa que ao final do encontro os participantes farão uma prova de avaliação quando, aqueles que conseguirem nota igual ou superior a seis e tiver 80% de freqüência receberão certificado emitido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.